Mota

Originalmente escrito como parte de um exercício temático em prosa para o Coletivo Traço de escritores (Faculdade de Letras, UFMG, 2010), “MOTA” é um conto de Bernardo E. Lopes anterior a seus livros publicados.
Imigrantes ilegais nos Estados Unidos após abandonarem a faculdade, os jovens brasileiros Antônio (Tony, para os gringos) e Adalberto colhem os frutos de uma tentativa mal pensada de passar a perna em seus “benfeitores”: hospedados gratuitamente numa casa de uma cidade americana — em troca de cuidarem de uma estufa de maconha hidropônica que alimenta o tráfico da região —, os dois decidem quebrar a confiança dos mafiosos e, com as plantas roubadas, fazer a própria fortuna. O que eles não esperavam é que seu plano resultaria num imbróglio que colocaria em risco não só a suas vidas, mas também a de seus parceiros e família.
“MOTA” é um dos contos pertencentes a um universo criado por Bernardo para um seriado de TV no estilo Weeds (2005-2012) e que tinham a intenção de, se não roteirizados, constituir um romance. Aqui, o autor brinca com a movimentação no tempo-espaço e introduz os personagens, de forma a um só tempo áspera e cautelosa, à medida que apresenta os nós que se entrelaçam por baixo da trama.
Leia em Kindle clicando aqui.