À tarde, fui cuidar de abelhas
15 de setembro de 2024
Post por: bernardolopes

À tarde, fui cuidar de abelhas

Em 2023, às vésperas do aniversário de um ano da invasão militar que deu início à guerra entre Rússia e Ucrânia, Bernardo E. Lopes lança o ensaio “À TARDE, FUI CUIDAR DE ABELHAS”, uma breve e benevolente reflexão sobre o curioso comportamento humano de seguir tocando a vida mesmo quando, do outro lado do mundo, acontecimentos de grande escala política ou social marcam as vidas de tantas outras pessoas.

O escritor mineiro nos leva a conhecer mais de perto o romance Abelhas Cinzentas, do ucraniano Andrei Kurkov. Com a mesma graça, envolvimento e elegância com que destrinchou traços singulares de Moby Dick em O Narrador Injustiçado (2022), Bernardo nos apresenta a rotina atribulada do apicultor Sergey Sergeyich, personagem de Kurkov que, em meio à guerra, não deseja nada mais que a restituição de seu próprio sossego.

Leia em Kindle clicando aqui.

Bernardo Lopes

BERNARDO EVANGELISTA LOPES nasceu em Sabará, Minas Gerais, em 1988. Formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é escritor e professor de Língua Inglesa. Seus livros "O que disse o Imperador" (2016), "Dona" (2018) e "Debutante" (2021) foram publicados pela Metanoia Editora, do Rio de Janeiro. "Dona" foi traduzido para o inglês e publicado nos Estados Unidos, assim como seu ensaio crítico-literário "O Narrador Injustiçado" ("The Underrated Narrator"); ambos são vendidos em mais de 20 países pela Amazon. Bernardo é o Presidente da Academia de Ciências e Letras de Sabará, onde ocupa a cadeira de nº 17, que homenageia o conterrâneo Júlio Ribeiro.